Embalagens ecológicas: Por que investir?

As embalagens são ótimas maneiras de gerar valor à marca e, com o passar dos anos, as embalagens ecológicas ganharam grande visibilidade e tornaram-se tendência universal.

As embalagens ecológicas, ou conhecidas também como embalagens sustentáveis, têm sido empregadas em diversos segmentos de restaurantes e até mesmo em fast foods em todo o mundo.

A consciência ambiental é o principal fator que incentiva as empresas a utilizarem esse tipo de embalagem. Além de trazer benefícios para o meio ambiente, as embalagens sustentáveis também trazem vantagens para a companhia.

Confira mais informações sobre a importância de investir em embalagens ecológicas em seu negócio.

 

O que são embalagens ecológicas?

Idealmente, as embalagens ecológicas são as que, de alguma forma, voltam ao sistema produtivo para serem reutilizadas ou transformadas em outros materiais.

Ou seja, são embalagens produzidas com materiais que pode ser recicláveis e até mesmo reutilizáveis.

 

Motivos para investir em embalagens ecológicas

Embalagens ecológicas: Por que investir?

São recicláveis

As embalagens ecológicas são, em sua grande maioria, recicláveis. Isso significa que todo, ou, pelo menos, boa parte do material utilizado em sua fabricação pode ser reaproveitado para a produção de novos produtos, ou seja, com o uso de embalagens sustentáveis, você acaba agredindo menos o meio ambiente.

Além de garantir que as fontes de matéria prima mantenham-se seguras durante um tempo, uma vez que evitamos a retirada de mais materiais da natureza para a produção de bens industrializados.

 

Ajudam sua empresa a conseguir certificações ambientais

Uma das principais vantagens de se utilizar embalagens ecológicas é a conquista de certificações nacionais e internacionais, tais como ISO e Leeds, que acabam autenticando todas as suas ações sustentáveis.

Além de proporcionar um abatimento nos impostos, adquirir selos de certificação ambientais faz com que o público reconheça e confie no trabalho realizado pela sua empresa, fidelizando-os e cativando-os.

 

Colaboram com a formação do posicionamento da marca

A embalagem é um meio eficiente de comunicação da sua empresa com o seu cliente. Por este motivo, a embalagem deve ser pensada para cativar o público.

Quando se faz uso de embalagens ecológicas, essa comunicação se torna muito mais fácil e simples, atraindo de uma forma mais intensa o seu público.

Com isso, você acaba mostrando uma visão positiva para os consumidores, e também é capaz de melhorar o posicionamento da empresa perante o mercado.

 

Garantem diferencial competitivo

Atualmente, os produtos e serviços oferecidos pelas empresas nem sempre são um diferencial e as embalagens acabam tendo esse papel.

O uso de embalagens ecológicas, faz com que a sua empresa destaque-se das demais, deixando para traz diversos concorrentes que não de adaptaram às mudanças que ocorreram no mercado e na mente do consumidor.

Outro ponto importante é que isso favorece a logística reversa, com isso, a sua empresa de forma natural passará a reduzir os desperdícios, reduzindo gastos.

 

São biodegradáveis

Outro excelente benefício das embalagens ecológicas é que muitas delas são biodegradáveis. Ao serem descartadas após o uso, o impacto que causam ao meio ambiente é muito menor do que o causado pelas alternativas tradicionais.

Isso faz que o consumidor se preocupe menos com o lixo gerado pelo produto, uma vez que o invólucro será decomposto naturalmente.

Dependendo da embalagem, ela pode até mesmo ser benéfica para a natureza: os materiais utilizados em embalagens compostáveis, ao se juntarem à terra, podem ajudar na fertilização e na regeneração.

Viu como uma simples embalagem ecológica pode ser importante para a sua empresa?

Comece hoje mesmo a utilizar produtos biodegradáveis em seu negócio!
Quer facilidade? A BioCopo possui uma loja online pronta para atendê-lo!

Conheça nossos produtos | Biocopo

Deixe uma resposta