O que torna uma embalagem sustentável?

A onda do momento é apostar em embalagem sustentável, seja ela para uso comercial ou pessoal, mas você sabe quais atributos tornam uma embalagem sustentável?

Diversos hábitos tornam-se “moda” quando muitas pessoas começam adotá-los, e não tem sido diferente com o uso de embalagens sustentáveis.

Após grandes empresas se pronunciarem sobre a abolição do uso de embalagens que degradam o meio ambiente e prejudicam sua população, a procura por embalagens ecologicamente corretas e sustentáveis têm aumentado significativamente.

De modo geral, a busca pela sustentabilidade foca na produção garantindo a preservação dos recursos para as próximas gerações. Assim, ao pensar em uma embalagem sustentável, é preciso levar em consideração três pilares: social, ambiental e o econômico.

Além disso, o ciclo de vida da embalagem deve ser analisado para que se tenha o panorama geral do seu impacto no planeta.

No entanto, é preciso entender que não existe um processo de produção completamente sustentável. A sustentabilidade é uma jornada em busca das melhores opções para aperfeiçoar as técnicas e reduzir ao máximo o impacto no meio ambiente.

Por isso, preparamos um artigo com os atributos que tornam uma embalagem sustentável.

 

O que torna uma embalagem sustentável?

O que torna uma embalagem sustentável?

Economia de recursos na produção

Quanto menor a quantidade de material utilizado na produção da embalagem, melhor. Mas vale lembrar que os produtos sustentáveis precisam e devem possuir qualidade igual às demais embalagens.

A redução de material não pode comprometer a integridade da embalagem, ou seja, a economia de recursos deve ser feita de maneira consciente e responsável visando também a usabilidade do cliente.

 

Possibilidade de reaproveitamento

Sempre que possível, adquira embalagens que possam ter um outro uso por parte do consumidor. O reaproveitamento direto garante uma maior vida útil para os materiais, reduzindo a produção de lixo e o impacto ambiental.

Esta estratégia garante também uma melhor divulgação da sua marca, já que o cliente permanece por mais tempo em contato com ela.

 

>> Personalize suas embalagens com a Biocopo®

 

Conhecimento da origem da matéria-prima

Cada vez mais, os consumidores estão atentos à transparência nos processos da empresa. Por isso, é importante certificar-se de que os suprimentos usados na fabricação da sua embalagem têm uma origem responsável.

Uma maneira de monitorar a origem da matéria-prima é através das certificações. No caso do papel, por exemplo, existe o FSC, que controla o manejo das florestas usadas na produção de celulose.

 

Facilidade de decomposição

É importante aceitar que não existe a possibilidade de zerar a emissão de resíduos na natureza. Por isso, uma embalagem sustentável deve prezar por materiais biodegradáveis. Eles vão facilitar a decomposição, gerando um menor impacto e prejuízo ao meio ambiente.

As embalagens da linha Biocopo® quando descartadas em ambiente adequado se decompõe em até 180 dias. E temos mais um benefício: durante a decomposição, nossas embalagens tornam-se excelentes adubos.

Conheça a BioCopo, a primeira linha de produtos a oferecer copos, potes, baldes e copobox biodegradáveis e compostáveis.
Contamos com uma loja online pronta para atendê-lo. Ou entre em contato conosco através do e-mail: [email protected]

Conheça nossos produtos | Biocopo

 

Deixe uma resposta