Proibição de canudos plásticos

Você já ouviu falar sobre a proibição de canudos plásticos? Provavelmente sim, pois a redução do consumo de plástico é algo que está em alta ultimamente – o que é ótimo!

Os projetos de lei que estão sendo elaborados visam diminuir a quantidade de consumo do plástico, um material que leva centenas de anos para sumir da natureza e causa vários danos para o meio ambiente e os animais.

No Rio de Janeiro, os vereadores aprovaram este ano um projeto que obriga os restaurantes e bares da cidade a usarem canudos feitos de papel biodegradável, e ainda tem multa de R$3 mil para quem descumprir a medida.

Em São Paulo a mudança também já chegou. A partir de 2019, a cidade de Santos está proibida de comercializar e distribuir os temidos canudos de plástico. A multa para quem desrespeitar pode chegar a R$1 mil.

No âmbito mundial, as grandes empresas também estão aderindo à diminuição do consumo desse produto. No Reino Unido e na Irlanda, a rede norte-americana de fast food Mc Donald’s baniu os canudos feitos de plástico e substituirá os produtos por outros feitos de papel.

Segundo informações da empresa, apenas no Reino Unido eram usados 1,8 milhão de canudos por dia! Já pensou? É muito canudo….

E olha que legal: a ideia de mudar veio dos próprios consumidores e o próximo passo é testar a medida nos Estados Unidos, Bélgica, França, Suíça, Noruega e Austrália também. A nossa torcida é para que dê certo todos os lugares!

 

Apoie a causa da proibição de canudos plásticos

Inventado em 1950, o bom e velho canudinho de plástico parecia ser o toque que faltava nas taças gigantes de milkshake da época.

Porém, quase 70 anos depois, esse item plástico que literalmente não sai da boca da galera, está no centro de uma campanha ambiental, por ser apontado como um dos piores poluidores da natureza.

canudinho de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente!

A produção do canudinho de plástico contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável; e seu tempo de uso é muito curto: cerca de quatro minutos.

Presente nas praias, o canudo de plástico também é fonte de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico, que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.

Vale lembrar que foi estimado que 90% das espécies marinhas tenham ingerido produtos de plástico em algum momento de suas vidas.

Por esses motivos é tão importante apoiar a causa da proibição de canudos plásticos.

Faça sua parte! Não utilize mais o material e adote as novas opções que já são encontradas no mercado como uma saída para a diminuição do consumo de canudinhos convencionais – e prejudiciais.

Qual opção adotar para ajudar o meio ambiente?

 

  • Canudo de bambu

Proibição de canudos plásticos

canudo de bambu é uma alternativa vantajosa, pois provém de fonte renovável (o bambu), é reutilizável, lavável, natural e leve.

 

  • Canudo de palha

Proibição de canudos plásticos

Muito parecido com o canudo de centeio, o canudo de palha, inspirado nos modelos antigos, é um substituto ao canudo de plástico e é muito amigável ao meio ambiente. O canudo de palha é uma opção saudável para o corpo (principalmente se for palha orgânica), leve (fácil de carregar) e biodegradável.

 

  • Canudo de vidro

Proibição de canudos plásticos

Apesar de não ser biodegradável, o canudo de vidro é reciclável, portátil, durável e, além tudo, elegante.

 

  • Canudo metálico

Proibição de canudos plásticos

Apesar de serem menos leves que os canudos de palha, bambu e papel, os canudos metálicos podem ser levados a qualquer lugar. Eles podem ser feitos de inox, aço cirúrgico e alumínio. Esse tipo de canudinho pode ser adquirido em conjuntos e vêm com limpadores internos. Eles não são tóxicos e há diversos modelos e tamanhos no estilo metálico.

 

  • Canudos de papel

Proibição de canudos plásticos

Os canudos de papel são alternativas menos nocivas do que o canudo de plástico, uma vez que se biodegradam mais facilmente.

Sendo a principal alternativa adotada pelos estabelecimentos comerciais, o canudo de papel tem uma composição forte o suficiente para não quebrar facilmente, além, é claro, de ser reciclável.

Quer saber mais benefícios do uso do canudo de papel? Conheça o Biocanudo®,  1º canudo de papel biodegradável fabricado no Brasil.

Fabricado pela Fulpel Group, possui matéria-prima e insumos certificados para contato com o alimento.

São biodegradáveis, com isso não poluem o meio ambiente e possuem a durabilidade necessária para uso em bebidas.

Faça parte desta mudança. Troque hoje mesmo os canudos de plástico pelo Biocanudo!  

Conheça mais!

Conheça nossos produtos | Biocopo

Deixe uma resposta