Razões para não usar copo plástico descartável

27O uso de copos plásticos tornou-se um hábito entre a população brasileira e até mesmo mundial, mas vamos mostrar algumas razões para você não usar copo plástico descartável.

Muito usado no Brasil na hora de tomar café ou água, o copo descartável costuma ser visto como sinônimo de economia de água e praticidade, mas a questão é mais complicada do que parece quando avaliamos o impacto dos copos descartáveis do ponto de vista ambiental.

Segundo pesquisa da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais, o plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado em todo o mundo.

No Brasil, o índice de reciclagem não passa de 20%.

Infelizmente as iniciativas para estabelecer novos hábitos e suprir essa demanda ainda são poucas, porém alternativas não faltam!

Por esse motivos, listamos algumas boas razões para não usar copo plástico descartável.

 

Razões para não usar copo plástico descartável

 

Grande parte não é reciclado

Hoje, o copo plástico descartável é o resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do planeta. A maior causa disso é baixo custo de mercado. As empresas e cooperativas de reciclagem chegam a pagar até R$0,20 pelo kg do copo.

Por esse motivo, a reciclagem de copos descartáveis é muito pequena em comparação com a quantidade produzida.

Jogá-los no coletor vermelho da coleta seletiva não é garantia de que eles serão reciclados. Poucas associações reciclam copos descartáveis, porque fazem muito volume, têm pouco peso e precisam ser limpos.

O processo de reciclagem do plástico consome água, energia e mais plástico. Além disso, geralmente dá origem a produtos de qualidade inferior à original.

 

São prejudiciais à saúde

Os copos plásticos descartáveis podem fazer mal à saúde quando aquecidos. Em contato com líquidos quentes como o café, por exemplo, podem liberar uma grande quantidade de estireno.

De acordo com pesquisa da UFMG, o estireno é tóxico e estudos indicam que pode causar até câncer em altas concentrações.

 

Demoram muito para se decompor

Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 e 400 anos. Ou seja, muitas gerações passarão e o copo ainda existirá. É até contraditório se pensarmos que a vida útil dos copos é tão pequena (chega a durar apenas 13 segundos após sair do display).

 

Alternativa para dizer adeus ao copo plástico

Razões para não usar copo plástico descartável

Uma das melhores alterativas para diminuir a produção e o uso de copos plásticos descartáveis é a utilização de copo de papel biodegradável.

Os copos biodegradáveis produzidos pela Biocopo, se descartados em ambiente adequado, se decompõe em até 180 dias.

Além disso, nossas embalagens podem ser descartadas juntas ao lixo orgânico, tornando-se ótimos adubos para o solo.

Conheça a BioCopo, a primeira linha de produtos a oferecer copos, potes, baldes e copobox biodegradáveis e compostáveis.
Contamos com uma loja online pronta para atendê-lo. Para personalizar com a sua marca, entre em contato através do link: www.biocopo.com.br/orcamento

Conheça nossos produtos | Biocopo

Deixe uma resposta